Total de visualizações de página

sábado, 16 de junho de 2012

PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA NASCENTE DO RIO JAGUARI "Água um bem Comum” É APRESENTADO EM IBITIÚRA DE MINAS:


O Projeto “Água um bem Comum” foi apresentado em Ibitiúra de Minas pelos professores Sergio Augusto Domingues e Carlos Mourth, para os prefeitos de Andradas Ademir Perez e de Ibitiúra Onofre dos Reis, diretoras e coordenadoras da rede municipal de ensino de ambas as cidades.

Durante a explanação do Projeto o professor Sergio falou da importância da conscientização da sociedade para que haja um movimento maior em torno da sustentabilidade e é claro, para que haja uma maior conscientização para a necessidade da preservação do Meio Ambiente e para que a água possa ser distribuída gratuitamente para todos.

A iniciativa de trazer o projeto para Andradas e Ibitiúra de Minas foi do andradense Pedro Brando, designer internacional de joias que hoje é um dos mensageiros da água e viaja pelo mundo divulgando o seu trabalho em favor deste projeto.


“De todos os lugares que já visitei e que levei o este projeto nenhum é tão especial para mim quanto a minha cidade. Tenho aqui o meu porto seguro, a minha infância e é por isso que quero divulgar este projeto e fazer as pessoas entenderem que podemos muito em favor da nossa própria sobrevivência. Temos que fazer a nossa parte, se não podemos mudar o mundo com as nossas ações vamos fazer a nossa parte com responsabilidade que já é o bastante”, destacou o andradense, que se prepara para trazer o seu projeto e várias ações para Andradas ainda este mês.


Depois do lançamento do Projeto em Ibitiúra de Minas, Pedro Brando esteve no gabinete do Prefeito de Andradas e presenteou o Prefeito Ademir Perez e o Secretário do Meio Ambiente de Andradas Antônio Carlos Sales com a Gota d’água – joia confeccionada pelo andradense e que é hoje um dos símbolos do Mensageiros da água”. Parte do dinheiro arrecadado com a venda da joia é revertida ao projeto.

“Estamos orgulhosos em poder abrir as portas de Andradas para o projeto deste ilustre andradense. Estamos felizes com a iniciativa e estamos prontos para acolher este projeto e trabalhar para que o seu objetivo principal seja atingido que é a recuperação dos nossos rios”, destacou o prefeito Ademir Perez.

O Projeto “Água um bem comum” tem por objetivo principal a revitalização do Rio Jaguari que nasce em Ibitiúra de Minas, passa por Andradas e deságua no Rio Mogi Guaçú.


Numa primeira etapa do projeto serão realizadas as palestras sobre o que é o projeto e distribuídas cartilhas dos Mensageiros da Água nas escolas municipais de Ibitiúra e Andradas. Ao longo dos trabalhos serão realizadas várias ações, dentre as quais o plantio de espécies nativas ao longo de todo o rio, grafite nos muros da cidade para sensibilizar a população para o tema, exposição de fotos e muito mais.

Mensageiros da Água:

Surgiu no Canadá e veio para o Brasil através da ex-primeira dama da França – que morreu no ano passado, Danielle Mitterrand. Pedro Brando participou de um encontro com Danielle, contou sua paixão pelos rios, pela sua cidade e pelas joias e o seu desejo de fazer alguma coisa para recuperar os rios de sua infância. Foi convidado a integrar o grupo que hoje é reconhecido e reverenciado em todo o mundo pela sua causa principal, a Água.







Nenhum comentário:

Postar um comentário