Total de visualizações de página

sábado, 30 de agosto de 2014

PRODUTORES DE CAFÉ DE IBITIÚRA DE MINAS FALAM SOBRE A COLHEITA DESTE ANO

                                                                                                                                                                            Nesta edição o Jornal ibitiúra de minas em Destaque, esteve conversando com os produtores de café do município de Ibitiúra para avaliar como esta sendo a colheita dos graus deste ano, vários produtores foram ouvidos e contaram um pouco de sua experiência e os resultado da colheita deste ano que ainda esta em andamento mais já começa a mostrar seus resultados .

NOME: SEBASTIÃO PINTO DE OLIVEIRA ( TIÃO PASSARINHO ) SITIO SERTÃOZINHO ...BAIRRO SERTÃOZINHO .Sua expectativa para esta ano não é uma das melhores,  pois segundo o produtor a seca acabou prejudicando e o café não acabou não granado o suficiente  , ainda nas palavras do produtor a queda na produção deste ano chega a cerca de 30% , e o preço do café também sofreu uma grande queda e não é mais compensativo contratar funcionários para  ajudar na colheita , e ainda esta falta de chuva com certeza já esta comprometendo a safra do ano que vem , segundo o Sr: Sebastião as coisas na zona rural mudaram muito e já não são mais as mesmas e não existe uma esperança de melhora .
NOME: DIVINO FERREIRA. SITÍO ÁGUA BOA: Este ano o produtor  vem realizando a colheita com maquinário e a queda desta safra vai ser muito grande , a chuva foi a principal responsável pela baixa desta  colheita e com o café não granando a colheita vem sendo muito prejudicada , a renda tende a ser muito baixa caindo de 50 á 55 que era a média normal dos outros anos anteriores para 35 chegando ate 30 neste ano , o produtor não esta satisfeito com o preço do café , pois além do preço ser muito baixo os gastos para manter a lavoura é muito alto .
 
NOME: WELINGTON DE PAULA SANTIAGO. SITIO JAGUARI. BAIRRO: JAGUARI: O jovem produtor disse: que este ano a colheita com certeza será baixa e o café não tem dado boa bebida, o preço tem oscilado demais  , porém sempre tem se mantido com o preço em queda , a chuva prejudicou em muito a colheita deste ano .A esperança do produtor era de uma boa colheita e conquistar bons lucros porém não foi o que aconteceu .Welington deixa uma mensagem para seus amigos e colegas produtores ,e quem sabe teremos uma melhora no futuro .
NOME : SIMAR DE PADUA SILVA . SITIO: JAGUARI. BAIRRO JAGUARI:  O produtor já esta com sua colheita adiantada , porém este ano a safra deve ser muito baixa , o fruto tem ate que de sobra porem depois do café limpo os graus são poucos , segundo ele a queda deste ano chega a 70% no plantio mais novo e 30% no plantio mais antigo  , deixando uma grande perca neste ano , Simar afirma que o segredo maior da lavoura é a forma que o café é plantado , segundo ele por experiência própria o café plantado com a raiz mais fundo vem trazendo mesmo com a falta de chuva um resultado positivo , pois o café grana melhor , o café plantado razo não traz o mesmo resultado , o maquinário tem ajudado  em muito na colheita , pois hoje no trabalho da roça a mão de obra vem se tornando cada vez mais cara , o produtor deixa uma mensagem  para seus colegas produtores  , para terem um maior cuidado com a lavoura e sempre acreditar na melhora .NOME: JOAO BATISTA CUSTODIO. SITIO: JAGUARI.  BAIRRO: JAGUARIZINHO: A expectativa do produtor para este ano era muito boa, porém  segundo ele a falta de chuva foi muito prejudicial, principalmente a falta de chuva no início do ano, pois seria a chuva mais importante para o crescimento dos graus, a queda desta safra chegou a 40% , porém o principal vilão tem sido a baixa na produção e a queda no preço , João ainda ressalta que esta falta de chuva não prejudicou só a colheita do  café , mais como muitas outras lavouras principalmente o milho .O produtor esta chegando no final da sua colheita e deixa uma mensagem para todos os produtores que DEUS abençoe cada um e que  os próximos anos sejam anos melhores  com uma boa colheita e muita saúde .


Nenhum comentário:

Postar um comentário