NOTÍCIA URGENTE
Em conversa com o responsável pelo Cartório Eleitoral da cidade de Andradas, Sr. Vespasiano, o mesmo confirmou que haverá novas eleições complementares para escolher o prefeito e o vice, que vão administrar a cidade nos próximos anos.
Segundo Vespasiano, o TRE/MG vai divulgar a Resolução-ainda hoje (20/10)- que vai definir como será o trâmite para a nova eleição em Ibitiúra de Minas, que tem data marcada para dia 03 de dezembro.
Ainda segundo Vespasiano, a eleição será feita conforme determinar a Resolução que será divulgada pelo TRE/MG.
O JIM fez uma pesquisa no site do TRE/MG para saber como foi as eleições em outras cidades que tiveram seus prefeitos e vices cassados, e durante a pesquisa, pudemos perceber que nenhum recurso de prefeitos cassados foi aceito pelo TSE, que manteve as eleições determinadas pelo TRE/MG.
Observamos também que existe todo um trabalho burocrático para poder organizar a nova eleição, uma vez que tem que haver novas convenções municipais para que os partidos e coligados escolham os seus candidatos. E tudo isso- e muito mais- tem que seguir a lei eleitoral específica para a nova eleição e os prazos para marcar convenção, fazer o registro dos candidatos no Cartório Eleitoral, etc.
Perguntei para o Vespasiano quando o novo prefeito assume após o resultado da nova eleição, e ele me disse que a eleição acontecendo no dia 03 de dezembro, a data limite para se fazer a diplomação será 22 de dezembro, mas ele acha que o Juiz Eleitoral da Comarca de Andradas, Dr. Eduardo, fará a diplomação o mais rápido possível.
Perguntado se o novo prefeito só assume a prefeitura em janeiro de 2018, ele respondeu que vai depender da Resolução que o TRE/MG publicará, pois será essa resolução que vai determinar todas as regras sobre a eleição complementar em Ibitiúra de Minas, mas acredita que o novo prefeito assumirá imediatamente.
Agora é aguardar a Resolução.
Vamos estar acompanhando e divulgando tudo sobre a eleição complementar de Ibitiúra de Minas.
Robson Alexandre
Jornalista Web
Da Redação
Foto: Arquivo do JIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário