Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ibitiúra de minas vem sendo alvo de pesquisas de radiação de urânio no sul de minas:

Pesquisadores estudam a radiação natural nas áreas do planalto de Poços de Caldas com base em dados da Secretaria Estadual de Saúde, que apontou um alto índice de mortes em decorrência de câncer no local, que possui reservas de urânio e tório. A medição foi feita em uma área de cinco mil quilômetros.


A primeira etapa do estudo, que começou em 2004, está concluída. Além de Poços, Andradas, Caldas , Santa Rita de Caldas também foi pesquisada a cidade de Ibitiúra de minas , o municipio vem sendo alvo das pesquisas devido a sua localização , por ser uma das cidades mais próximas das reservas de urânio da região .                                                                                                                                Segundo o físico da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Nivaldo Carlos da Silva, não existem níveis elevados de radiação em regiões habitadas no planalto de Poços de Caldas. “Existe radiação em todo lugar, não existe um lugar com radiação zero”, explica o físico.                                               Segundo os pesquisadores, o próximo passo é a criação de um cadastro com o registro de casos de câncer nas cidades pesquisadas. “Ainda não é possível estabelecer uma relação entre a radiação natural do planalto e os casos de câncer porque são dados complexos”, diz a coordenadora do projeto, Berenice Navarro.

Atualmente na unidade de tratamento oncológico em Poços de Caldas, cerca de 500 pessoas estão em tratamento e, em média, surgem 50 novos casos por mês, incluindo pacientes de cidades vizinhas , entre elas a cidade de Ibitiúra de minas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário