Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de junho de 2016

GEADA DOS ÚLTIMOS DIAS AFETOU A PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS E LEGUMES NO SUL DE MINAS


Hortaliças e legumes estão mais caras na feira em Pouso Alegre, MG
Com geada, perdas nas lavouras são estimadas em até 50%. Quiabo, jiló e pimentão estão entre os produtos que mais encareceram.
16/06/2016 16h13 - Atualizado em 16/06/2016 19h24
Do G1 Sul de Minas
A geada dos últimos dias afetou a produção de hortaliças e legumes no Sul de Minas. Em Pouso Alegre (MG), há agricultor que estima perdas de até 50% na produção. Na Central de Abastecimento Municipal (Cema), o impacto da geada nas lavouras já começou a ser sentido nesta quinta-feira (16), com o aumento nos preços e redução de oferta.
"Em virtude dos 15 dias de chuva ininterrupta que teve e também essa geada da última semana já afetou bem a produção de hortaliças e de alguns legumes, como abobrinha, pimentão, jiló, quiabo, tomate daqui uns 15, 20 dias vai subir bem", aponta o diretor da Cema, Henrique Aparecido de Oliveira Jóia.
Na lavoura de Everaldo Lopes, três dias seguidos de geada provocou perda de 90%. Fazia 10 anos que o fenômeno não afetava a plantação de abobrinhas, que fica em um terreno alto. Lopes esperava colher 100 caixas do legume.
"Ela vinha produzindo bem. Daí deu essa perda e, logicamente, vai acabar essa roça aqui. Não tem mais o que fazer com ela. Agora é investir em outra cultura. É catar o que der aqui", diz Lopes, mostrando as folhas queimadas da abobrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário